A Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças (AMOMIF) marcou presença na celebração dos 35 anos da Gapi, representada pela Vice-Presidente do Conselho de Administração, Maria Isabel Lubrino. Este evento destacou a importância do setor microfinanceiro como pilar no desenvolvimento inclusivo de Moçambique, especialmente na criação de emprego e oportunidades para jovens e mulheres.
O tema da inclusão financeira e do acesso a serviços financeiros por parte das micro e pequenas empresas, bem como a inclusão social e económica foi destacado nas intervenções do Presidente da República, Daniel Chapo, assim como da Ministra das Finanças, Carla Louveiro. O Banco de Moçambique fez-se representar no evento pela Administradora Benedita Guimino.
https://youtu.be/6sTtnLJMZXI
A AMOMIF e a Gapi têm estado a trabalhar em conjunto para modernizar e fortalecer as instituições microfinanceiras (IMFs), promovendo o acesso ao crédito e contribuindo para a inclusão financeira. A associação tem implementado parcerias com o IFAD através do projecto REFP (financiamento a empreendimento rurais) e o Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa (FECOP). Está agora em fase final de preparação uma assistência a ser disponibilizada pelo Banco Mundial para capacitar os operadores de microfinanças e garantir que o setor se adapte às novas exigências legais e tecnológicas.
Com assistência jurídica disponibilizada através dos recursos do REFP foi preparada uma actualização dos estatutos da associação que serão levados a debate entre os membros nos próximos dias.