A Gapi-Sociedade de Investimentos tem uma experiência reconhecida no financiamento a instituições microfinanceiras. Contudo, a expansão e reforço destes serviços carece de meios financeiros adequados e um quadro legal regulatório apropriado para o sector”, concluiu o ex-PCA da Gapi, que tem vindo a dedicar-se ao relançamento da indústria microfinanceira, dirigindo a AMOMIF.
As instituições microfinanceiras afiliadas na AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vão beneficiar de um programa de assistência técnica e financeira, disponibilizado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), através do Projecto de Financiamento a Empresas Rurais (REFP).
INCLUSÃO FINANCEIRA Banco Mundial e AMOMIF acordam apoio às microfinanças
O Banco Mundial iniciou uma colaboração com a Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças (AMOMIF), tendo em vista melhorar a inclusão financeira, através do envolvimento de instituições microfinanceiras. O comunicado aponta ainda que, a actual presidência do conselho de direcção da AMOMIF está sob a responsabilidade de um dos seus membros fundadores, a Gapi, representada por António Souto, quem considera que “apesar do impacto da pandemia da Covid-19, que atrasou por mais de um ano a implementação do plano estratégico aprovado em 2021.
(Seleccione um dos links abaixo para ver as noticias)