História

Historia da AMOMIF

A Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças (AMOMIF) é uma associação que congrega operadores de microfinanças autorizados pelo Banco de Moçambique, tendo sido constituída como associação no dia 20 de Setembro de 2007, cujos estatutos foram publicados no B.R. nº 41 III Série de 16 de Outubro de 2007. Esta foi o culminar de um processo de gestação que durou cerca de 10 anos de encontros informais regulares entre vários intervenientes do sector. A AMOMIF é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, constituída nos termos da lei em vigor, regendo-se pelos seus estatutos e demais legislação aplicável. A mesma, é de âmbito nacional e tem a sua sede em Maputo.

Para a sua criação e sustentabilidade, a AMOMIF contou com apoio técnico e financeiro de parceiros nacionais e internacionais, em particular a GIZ, FARE/PAFR e DNPDR/UNCDF, tendo ganho um reconhecimento alargado junto dos parceiros nacionais e internacionais. 

Objectivos da AMOMIF

Servir de elo de ligação entre os membros, e entre estes e outros parceiros e demais instituições nacionais e internacionais;

Participar na definição de políticas e outros serviços conducentes ao desenvolvimento da indústria de microfinanças em Moçambique;

Promover as boas práticas de gestão e de governação entre os seus membros e na indústria de microfinanças em geral;

Oferecer ou facilitar o acesso dos seus membros, aos serviços de apoio técnico, formação, e outros que sejam necessários para o desenvolvimento da indústria de microfinanças em Moçambique.