Vale a pena ser membro da AMOMIF
— Mensagem aos gestores de instituições microfinanceiras
A inclusão financeira é uma prioridade para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo de Moçambique. As instituições microfinanceiras (IMFs) são especializadas no fornecimento de pequenos empréstimos a indivíduos, grupos e pequenas empresas que não têm acesso a serviços bancários tradicionais. As IMFs são relevantes para a implementação das políticas e estratégias nacionais.
Mas, nos últimos anos, um grande número de IMFs fechou, ou está em crise.
Para enfrentar este desafio está em curso a reestruturação da Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças – AMOMIF. A missão da AMOMIF é “ser um interlocutor relevante no fortalecimento do sector de microfinanças em Moçambique e contribuir para a sua expansão e sustentabilidade”.
Estamos a reestruturar a AMOMIF para que a indústria microfinanceira contribua para uma sociedade mais justa e inclusiva. Já conseguimos importantes conquistas. Entidades como o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA/ IFAD) através do projecto REFP têm nos prestado assistência financeira.
No último ano, a AMOMIF realizou actividades de formação em domínios importantes de gestão de carteiras de crédito envolvendo dezenas de gestores. Mais IMFs tiveram acesso subsidiado ao uso de software de gestão bancária. Alguns membros beneficiaram de consultoria em domínios de especialidade. Estamos a participar no desenho de políticas e projectos no âmbito da inclusão social e económica, com destaque no empoderamento da mulher.
Há novas iniciativas para estimular a actividade das IMFs e salvar algumas da situação crítica em que se encontram. O projecto-piloto recentemente iniciado entre a AMOMIF e a Gapi-SI que inclui uma linha de crédito – “Microfin-Resilient” – é um exemplo disso.
Está em preparação um projecto visando o estabelecimento de instrumentos de refinanciamento que facilitem o acesso das IMFs a fundos para poderem fornecer mais e melhores serviços aos seus clientes. Serviços de assistência jurídica, apoio ao marketing e desenvolvimento de produtos, bem como uso de ferramentas digitais estão na agenda da AMOMIF.
Estamos determinados a implementar o plano estratégico adotado após uma auscultação ao sector das microfinanças. Naturalmente que o acesso a estes serviços tem como condição ser membro da associação e aderir aos seus regulamentos, incluindo o código de conduta.
Assim, a mensagem que temos para todas IMFs é simples: se acha que vale a pena ter os benefícios dos serviços que a AMOMIF disponibiliza, aceite os deveres de ser membro.
Visite-nos em www.amomif.org.mz ou contacte o secretariado através de +258 849260321
Saudações
Francisco António Souto
Presidente do Conselho de Direção