– trata-se da terceira edição do hub de inovação 2022
A AMOMIF (Associação Moçambicana de Micro Finanças) participou, no passado mês de Outubro, na terceira edição do hub de inovação 2022, cujo objectivo é o de estimular a inovação e promover o amadurecimento de ideias através da partilha de experiências e debate de temas específicos no âmbito de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o sector financeiro em fóruns, sob forma de workshops
Representada pela Secretária Executiva, Lília Cumbe, o evento organizado pelo Banco de Moçambique teve como orador uma organização baseada em Whashington designada Grupo Consultivo de Assistência à Pobreza (CGAP), que apresentou temas ligados ao conceito de ”Open Finance e Proteção do Consumidor”.
“Foi um evento de extrema importância, na medida em que foram abordadas questões bastantes importantes para os operadores de Micro finanças, sendo de destacar (i) a contribuição do Open finance na expansão da inclusão financeira para consumidores de baixa renda; e ii) as medidas de precaução a considerar na implementação do Open finance com vista a protecção dos consumidores dos serviços financeiros”, considerou Lília Cumbe.
Cumbe reiterou a importância da discussão e adopção de medidas de segurança nas transacções no âmbito do Open Finance, “sobretudo nesta altura em que os nossos membros estão a expandir os seus serviços para zonas rurais onde a banca ainda não se faz presente. Portanto, muitas vezes a alternativa é o uso da banca electrónica, com todos riscos daí advenientes, até por serem serviços novos”.
O Open Finance que pode ser traduzido como sistema financeiro aberto, é um conceito criado para padronizar o compartilhamento de informações dos clientes entre instituições financeiras. Isso é feito de maneira segura, por meio das APIs (Interfaces de Programação de Aplicação), nos canais das próprias instituições.